O presidente das Filipinas, Benigno Aquino III, enviou uma carta pessoal e amigável a Marco Impagliazzo, para agradecer a Comunidade de Sant’Egidio, pelo seu incorajamento e a presença ao lado do povo das Filipinas no difícil caminho para a paz em Mindanao, na região sul do arquipélago, com uma maioria muçulmana.
A 15 de Outubro de 2012, foi de facto alcançado um acordo importante para a implementação do processo de paz, que deveria ser concluído em 2016. Um caminho que, no entanto, apresenta muitas dificuldades, principalmente devido às divergências entre os dois principais grupos político-militares de Mindanao militar, o MILF e o MNLF.
Precisamente para reconciliar as divergências que podem pesar negativamente sobre a implementação dos acordos, no final do mês de Novembro foi realizado em Bogor, na Indonésia, um encontro com a participação de todos os actores do processo de paz (governo, MILF e MNLF), a associação islâmica da Indonésia, Muhammaddiyah e da Comunidade de Sant’Egidio.
Durante o encontro - que durou dois dias - lançou as bases para a implementação do acordo de paz que leve em conta as necessidades de todas as facções envolvidas, colocando suas bases, não só sobre os acordos mais recentes, a fim de reconstruir todos os passos feitos em anos de negociações. Foram também desejados novos encontros entre todas as partes envolvidas, a fim de avançar no caminho da reconciliação. |