A Comunidade de Santo Egídio entrou a fazer parte do ICG - Grupo Internacional de Contacto - que segue as negociações de paz em curso entre o governo filipino e de MILF (Frente Moro Islâmico de Libertação), com a facilitação da Malásia, para a solução do longo conflito de Mindanao, a região sul do arquipélago filipino, de maioria muçulmana.
A Comunidade está a seguir a evolução das conversações de paz em Mindanao há vários anos, e já tomou parte em de algumas reuniões informais nas negociações, juntamente com o Muhamamddiyah, uma grande organização islâmica na Indonésia, com a qual o Sant'Egidio estabeleceu um acordo de cooperação para iniciativas de diálogo inter-religioso e de paz.
Após a assinatura de um acordo geral em Novembro de 2012, a negociação está indo para lidar com os vários problemas relacionados com a resolução do conflito, e a concessão da autonomia para a região, que tomará o nome de Bangsamoro.
A delegação da Comunidade de Sant'Egidio vai participar na próxima semana, nos encontros que se realizarão na Malásia, em Kuala Lumpur. |