 |
As RELIGIÕES e a VIOLÊNCIA
Quarta-feira, 19 de Fevereiro 2014
9.30 - 19.20
Sala de Conferências
Comunidade de Sant’Egidio
Via della Paglia, 14/b - Roma
O programa da conferência >
|
AS RELIGIÕES E A VIOLÊNCIA
CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
PROMOVIDO PELA COMUNIDADE DE SANT’EGIDIO
ROMA - Personalidades religiosas cristãs, judaicas, muçulmanas, junto com diplomatas, acadêmicos e analistas encontrar-se-ão em Roma na quarta-feira, dia 19 de Fevereiro, por iniciativa da Comunidade de Sant'Egidio e de "Missio" para um debate sobre o tema "As religiões e a violência". Os cenários a que se referem os participantes da conferência são múltiplices: a Síria e o Oriente Médio, a área entre a Índia e o Paquistão, Irã e Iraque, a África dos conflitos étnicos e das grandes migrações, os países da "primavera árabe" que estão a viver uma transição complicada e nem sempre linear para a democracia.
Alguns dos participantes já participaram em Roma no Encontro Internacional pela Paz sobre o tema "A coragem da esperança", organizado por Sant'Egidio no último Outono. Por aquela ocasião, o Papa Francisco recordou-lhes que "não pode existir nenhuma justificação religiosa para a violência, de qualquer forma ela se manifeste", e o fundador da Comunidade de Sant’Egidio Andrea Riccardi definiu o terrorismo religioso um "uso blasfemo o nome de Deus" . No encontro de quarta-feira o tema será abordado em quatro intensas sessões de trabalho, com referência à causa da paz face à violência, ao papel das religiões, aos testemunhos de paz num mundo violento, à globalização como âmbito de uma alternativa de paz à violência.
Entre os participantes, junto com o fundador da Comunidade de Sant’Egidio, Andrea Riccardi, e o presidente Marco Impagliazzo, o cardeal Walter Kasper, presidente emérito do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, o rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, Muhammad Khalid Masud, membro da Suprema Corte do Paquistão, Gholamali Khoshroo, Conselheiro especial do presidente iraniano Khatami, Mons. DionisiusJean kawak, Arcebispo sírio-ortodoxo de Síria, Mons. Benjamin Argak Kwashi, Arcebispo anglicano de Jos, na Nigéria, Jerry White, diplomata do Departamento de Estado dos EUA, Tarek Mitri, chefe da missão da ONU na Líbia, Abbas Shuman, vice- presidente da Universidade de Al -Azhar, no Cairo.
|