No frio do inverno em Moscovo, enquanto as temperaturas chegaram a 25 graus abaixo de zero, os "Amigos da Comunidade de Sant’Egidio" em Moscovo organizaram um concerto beneficente intitulado "Aqueçamos a cidade com a música", neste momento tão difícil para aqueles que vivem na rua. O concerto abriu-se com a memória de Modesta Valenti, uma mulher sem-abrigo de Roma, que morreu mesmo naquele dia, a 31 de Janeiro, há 31 anos.
É mesmo para ajudar pessoas como ela que são forçados a viver na rua que os Amigos da Comunidade de Sant’Egidio juntamente com o pianista Denis Burshtein e um quarteto de cordas, decidiram realizar o concerto, cujos lucros serão doados para as roupas, as refeições quentes e outros tipos de assistência para os sem-abrigo de Moscovo.
No belo salão da Biblioteca Bogoliubov cheio de pessoas atentas e comovidas, ressoou a música de Vainberg, um compositor russo de origem judaica, que perdeu toda a sua família na Shoah, música que fala de dor e de amor.
A cultura musical e a cultura da solidariedade podem construir juntos uma cidade mais humana, aquecendo-a com a caridade e com a música.
|