No dia 26 de Fevereiro, em Budapeste, na passagem subterrânea da Praça Kalvin houve uma oração, sob o lema "Evangelho nas passagens inferiores ". Estiveram os pobres, jovens e muitos transeuntes que se juntaram, atraídos pelos cânticos e pelas palavras do Evangelho.
No frio inverno húngaro, muitas pessoas que não têm casa e que vivem nas ruas encontram abrigo do frio e conseguem sobreviver nas passagens subterrâneas.
A recente legislação Magiara proibiu, no entanto, a permanência dos nossos amigos sem-abrigo nesses locais e mesmo por isso orar juntos foi uma resposta humana e alegre que contrasta com o clima de grande desprezo para com os pobres.
Assim, na passagem subterrânea ressoou pela primeira vez a oração e os cânticos da Comunidade com o Evangelho no centro: Jesus reúne-nos e chama-nos de amigos porque ele preserva e valoriza a vida de todos, sem preferências de pessoas. Todos nós podemo-nos tornar amigos de Jesus, é sufficiente ouvir a sua Palavra, uma palavra que se aproxima a todos.
Em volta do ícone do Rosto Santo, reuniu-se um pequeno povo, uma aliança de pobres, jovens, voluntários, amigos e transeuntes que mostra a força da esperança, do acolhimeto e do amor para com os outros.
Uma maneira pacífica, mas forte para dizer não ao clima de intolerância e de racismo que está infiltrando-se cada vez mais na sociedade e também na legislação húngara.
|