Em Nápoles, uma festa da Assunção de amizade e solidariedade com Sant'Egidio.
A Comunidade, a pedido da Prefeitura de Nápoles, participou do plano para a recepção de mil refugiados que chegaram em Nápoles com um navio da Marinha italiana, na manhã de 15 de Agosto. 200 deles, na maioria jovens sírios, somalis, bengalis e do Gâmbia, estacionados no aeroporto de Capodichino à espera para ser transferidos por vôos especiais para Milão e Verona, encontraram abrigo e comida quente.
Os refugiados apareciam marcados pela viagem e incertos sobre o seu futuro que se avizinhava. Para as muitas crianças, que vêm principalmente da Síria, realizaram-se actividades de entretenimento com músicas e danças, que contribuíram para tornar o clima mais familiar e sereno. Pequenos gestos de simpatia que transmitem confiança e mostram uma Itália pronta para tomar conta dos dramas que essas pessoas trazem com elesé.
Na parte da tarde, uma grande festa na casa-família dos idosos da Comunidade de Santo Egídio, no coração do centro antigo da cidade de Nápoles, com a visita de Andrea Riccardi e Marco Impagliazzo. Uma tarde de amizade, ao ar livre no terraço da casa. Conversas, histórias, e bolos típicos napolitanos. Um dia em família, como os hospedes da casa comentaram.
|