Na primeira quinzena de agosto, a Comunidade de Sant’Egidio na República Checa foram para Vitkov, uma pequena cidade no norte do país, onde há cinco anos, continua com regularidade uma amizade com as crianças ciganas e as suas famílias. Lá, durante quatro dias, as crianças ciganas puderam viver à "Escola da Paz".
O laço com Vitkov nasceu em Abril de 2009, quando uma família cigana foi vítima de um ataque racista antigitano. A resposta da Comunidade foi a de ir nesta aldeia periférica e dar nascimento a uma amizade com a população cigana, que representa uma parte numericamente significativa da aldeia.
Este verão, os dias que passamos juntos foram focados na questão da Europa, o continente multicultural. Brincar juntos, passeios e muita alegria acompanhou os momentos comuns com as crianças, e muitos dos seus pais. Pela primeira vez participaram também famílias não-ciganas. A estadia em Vítkov foi assim também um sinal de amizade e co-existência para toda a cidade. Na igreja da aldeia, no fim da estadia, houve uma oração da Comunidade pelos doentes.
|
|
|