Em 10 de Setembro realizou-se no Auditório da Universidade Ibero-americana dos Jesuítas na Cidade do México a Conferência "A paz é o futuro" inspirada ao encontro inter-religioso organizado pela Comunidade de Sant’Egidio que acabou de se realizar em Antuérpia.
Um momento precioso de diálogo e compreensão mútua, numa época difícil como a presente, e num país muitas vezes dilacerado pela violência, que ressaltou que a raiz de todas as religiões - cristianismo, judaísmo, islamismo - é a paz.
O encontro abriu-se com a saudação do reitor da universidade, padre David Fernández Dávalos, e contou com os discursos de Mons. Leopoldo González González, bispo de Tapachula e Presidente da Comissão Episcopal Mexicana para o diálogo e para a comunhão, do Rabino Leonel Levy da comunidade Beth-El de Cidade do México; o Arcebispo Antonio Alejo da Igreja Ortodoxa de América, o Rev. Efren Velazquez Gutierrez, da Igreja Anglicana, o reverendo Arquimandrita Fadi Rabbath da Igreja Apostólica Ortodoxa de Antioquia, o Padre Yaacoub Joseph Badaoui da Igreja Maronita do Líbano, o Dr. Erhan Çokcoşkun, diretor do Centro Cultural Turco, que trouxe a voz do Islão.
No fim, foi proclamado e assinado por todos os participantes da conferência o Apelo de Paz de 2014 de Antuérpia
|