De 18 a 21 de Setembro de 2014 reuniram-se em Abuja, capital da Nigéria, os responsáveis da Comunidade de Sant’Egidio do país. O título do encontro, na esteira do grande encontro inter-religioso que teve lugar em Antuérpia, na Bélgica, foi "A paz é o futuro."
Os delegados perguntaram-se como garantir um futuro de paz para a Nigéria, que é um país com um alto índice de violência e que actualmente conhece a rebelião violenta de Boko Haram no nordeste. Perguntaram-se como estabelecer, neste clima de tensão, relações de amizade e de respeito mútuo com os líderes muçulmanos e com os jovens.
Também debateu-se sobre aquela "revolução da compaixão" para a qual o Papa Francisco convidou a Comunidade de Sant’Egidio, por ocasião da sua visita à Comunidade, em Roma, em 15 de Junho. De facto é necessário para os cristãosfazer esta "revolta do espírito" num país onde, apesar do grande desenvolvimento econômico nos últimos anos, ainda há profundas bolsas de pobreza, destinadas a se tornarem reservatórios de violência se não forem preenchidas pela solidariedade. |