Para responder à emergência que se cria a cada ano durante a estação chuvosa (de Maio a Julho), com dezenas de mortes devido a deslizamentos de terra e ao colapso de habitaçõe precárias, o Ministério da Urbanização começou a demolição de 52 entre pequenos e grandes bairros de lata de Abidjan, a capital econômica da Costa do Marfim.
Estas habitações so ocupadas por famílias pobres, em sua maioria imigrantes. Uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio, há anos ao lado dos moradores desses bairros com medidas de educação, de registo e de apoio às famílias, se reuniu com o ministro do Meio Ambiente para pedir que as expulsões sejam acompanhadas por projectos habitacionais alternativos e apoio social. Isto è necessário para evitar que milhares de famílias e crianças, incluindo muitas crianças que frequentam as "Escolas da Paz", sejam colocados na estrada sem receber um apoio das instituições para favorecer um caminho para a integração no tecido social e urbano.
No fim do encontro a Comunidade de Sant’Egidio e o Ministério do Meio Ambiente concordaram uma ação conjunta e pediu uma audiência com o Primeiro-Ministro para encontrar soluções práticas para o fenômeno e evitar novas situações de emergência social. |