Enquanto Genoa levanta a cabeça, após a cheia que atingiu a cidade na noite entre 9 e 10 de Outubro, a Comunidade de Sant’Egidio fortalece a rede de apoio para ajudar idosos, sem-abrigo e ciganos.
Os “Jovens pela Paz”, os jovens do ensino médio e das faculdades de Sant'Egidio aderiram ao movimento espontâneo de solidariedade que levou milhares de jovens nas áreas afectadas pela inundação devida ao rio Bisagno para levar ajuda à população e contribuir para as operações de socorro e limpeza de lojas e caves.
Entre outros, também um grupo de "novos europeus": os alunos da Escola de língua e cultura italiana da Comunidade de Sant'Egidio que trabalharam para libertar algumas caves no curso Torino. Jovens do Afeganistão, Paquistão, Senegal, Marrocos, Roménia varreram lama durante uma tarde inteira, "não é um gesto extraordinário - disse Waheedullah, afegão com vinte anos - eu moro aqui, então essa è também a minha cidade".
O sr. Carlo, proprietário da cave, agradeceu comovido: "É incrível que foi preciso uma inundação para descobrir esta solidariedade. A inundação violou casas e propriedades. Mas a vossa presença vai me animar e hoje eu começo a ter esperança para o futuro". |