Milhares de pessoas, muitos romanos e muitos novos europeus de fés e culturas diferentes, jovens e idosos, marcharam juntos de Piazza Santa Maria in Trastevere ao Largo 16 de Outubro de 1943, no antigo gueto dos judeu de Roma. Entre eles muitos cartazes com os nomes dos campos de concentração, os lugares da loucura da II Guerra Mundial, e uma mensagem: "Não há futuro sem memória". Á cabeça do cortejo as crianças com um dístico que explica qual é o futuro que nasce da memória: "Peace is the future, a paz é o futuro".
O evento, organizado anualmente pela Comunidade de Sant’Egidio e a Comunidade Judaica de Roma, lembra o ataque do dia 16 de Outubro de 1943, quando mais de mil judeus foram arrancados de suas casas e deportados para Auschwitz. Muito poucos os sobreviventes, inclusive Enzo Camerino, que tinha então 12 anos de idade, que no final da marcha apelou para a geração mais jovem: "Queridos jovens, têm que construir um mundo sem racismo e sem ódio".
Junto com ele interveio Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Sant'Egidio, a Ministra da Defesa, Roberta Pinotti, Riccardo Di Segni, Rabino-Chefe de Roma, Riccardo Pacifici, presidente da Comunidade Judaica de Roma.
ASSISTA AO VÍDEO >>
|