change language
você está em: home - amizade ...s pobres - os mais jovens - - bojonego...stância newsletterlink

Support the Community

  

Bojonegoro (Indonesia): “As crianças, esperança do futuro”: um seminário para os pais das crianças adoptadas à distância


 
versão para impressão

Bajonegoro ( Indonésia) “As crianças, esperança do futuro”: um seminário para os pais das crianças adoptadas à distância.

24 Maio de 2010

No dia 16 de Maio, em Bajonegoro, na ilha de Java, na Indonésia, teve lugar um seminário com o seguinte tema: “ as crianças, esperança do futuro, dirigido às famílias e aos operadores que se ocupam das crianças adoptadas à distância com o programa da Comunidade de Sant’Egidio.

O programa de adopções em Bajonegoro começou em 2006. São cerca de uma centena as crianças que são seguidas pelo programa,  a maior parte das quais vive junto das famílias, enquanto que um pequeno grupo foi acolhido no Instituto de Sant’Ana, cuidado pelas irmãs das Filhas da Caridade. Trata-se de crianças cristãs mas também muçulmanas, provenientes de famílias muito pobres.

No seminário que durou todo o dia parteciparam 65 pessoas que seguiram os trabalhos com muito  interesse.

O mesmo foi articulados em duas secções:


uma dedicada especificamente sobre o significado da adopção à distância, o papel educativo dos pais, as dificuldades que podem encontrar, com sugestões sobre como favorecer o crescimento harmonioso dos filhos.

A segunda secção foi para ilustrar a condição das crianças no mundo e na Indonésia, através de dados sobre a escolarização, a mortalidade infantil, a incidência do trabalho infantil, um problema particulamente grave na Ásia.

Em conclusão, foi oferecida uma detalhada explicação sobre a importância do registo civil e o apoio que a Comunidade de Sant’Egidio dá com o objectivo de diminuir o fenómeno das crianças “ inexistentes” que quando se tornarão adultos, não poderão  aceder à instrução superior nem aos trabalhos regulares.

O objectivo deste seminário, segundo disseram os coordenadores do programa das adopções à distância, foi sobretudo aquele de fazer compreender aos pais que as crianças são pessoas, e ao mesmo tempo explicar o valor da ajuda recebida através das adopções à distância não somente na resolução do problemas imediatos, mas também para garantí-los um futuro.

Imagens