Solidariedade e amizade nas cadeias dos Camarões: grande festa em Garoua, Douala e Meroua pela distribuição de colchões aos prisioneiros.
2 de Março de 2011
As condições de vida nas prisões dos Camarões, assim como em muitos outros Países africanos, são muito duras. Há já muitos anos a Comunidade de Sant’Egidio visita regularmente, cada semana, os prisioneiros das cadeias das cidades de Garoua, Douala e Maroua. A atenção pela saúde, pelas condições do vestuário, da comida, são gestos de humanidade que os amigos da Comunidade fazem nestes lugares de dor e sofrimento.
A amizade com os prisioneiros e a atenção para as suas condições permitiu conhecer os problemas e intervir de maneira simples mas eficaz: é quanto aconteceu há dias átras nas cadeias de Garoua, Maroua e Douala, onde, na prensença das numerosas autoridades civis e religiosas, foram distribuidos centenas de colchões aos prisioneiros.
E foi uma grande festa! Os prisioneiros exprimiram a sua alegria com danças tradicionais e dedicaram uma canção especial à Comunidade. O director da cadeia de Garoua no seu discurso agradeceu à Comunidade de Sant’Egidio pelos esforços que envida para o melhoramento das condições da vida dos prisioneiros.
Um representante dos prisioneiros da cadeia de Maroua disse “agradeço a Comunidade pela sua presença entre nós: isto dá-nos confiança e nos consola. O vosso gesto penetra-nos directamente no coração e nós vos agradecemos”.
Na cadeia central de Douala, onde muitos prisioneiros dormem por terra ou ao relento, a alegria dos prisioneiros foi enorme. Receberam o novo colchão os prisioneiros mais necessitados, sobretudo aqueles do sector dos doentes e no centro médico da cadeia. E ainda na mesma cadeia, graças à intervenção da Comunidade, cinco prisioneiros foram libertados no mês de fevereiro.