A luta contra a propagação do vírus Ébola também passa através da prevenção e a educação sanitária. É por isso que a Comunidade de Sant'Egidio, em Abidjan lançou uma campanha de sensibilização da população, principalmente as famílias mais pobres que vivem em condições de habitação extremamente pobres, para educar as pessoas sobre as regras de higiene a serem adoptadas e os comportamentos a serem tomados para evitar a propagação do vírus e infecções.
Até agora, na Costa do Marfim, não houve casos de infecção, mas a situação de países vizinhos como a Libéria e a Guiné Conakry torna necessária a máxima alerta. As autoridades da Costa do Marfim lançaram iniciativas de sensibilizaçãopara a população, todavia não foram alcançadas muitas das áreas mais pobres, onde as condições sanitárias são fracas.
A campanha de Sant'Egidio começou com as crianças e os adolescentes de Koumassi, uma das áreas mais pobres de Abidjan, inseridos no programa de adopções à distância de Santo Egídio. Além dos material escolar necessário para retomar as aulas, juntamente com os seus pais receberam sabão e desinfetantes e informações sobre a evolução da epidemia nos países vizinhos.
Até alguns meses atrás, em Koumassi existia um dos maiores bairros de lata de Abidjan, em parte recentemente destruída pelas autoridades. Graças ao programa de adopções à distância, muitas famílias conseguiram encontrar uma soluçãode habitação melhor. O programa suporta actualmente mais de uma centena de crianças do bairro. É uma ajuda que se estende a toda a família e que impede a digregação, infelizmente frequente precisamente por causa das dificuldades econômicas. |