ROMA – O Prof. Andrea Riccardi, que está de visita nestes dias em Moscovo, foi recebido pelo Patriarca Kirill, que, durante um encontro amigável, salientou o mérito do fundador da Comunidade de Sant'Egidio na obra de paz e de diálogo entre as Igrejas cristãs.
Anteriormente, o Professor Riccardi tinha recebido um doutorado honorário da Escola Superior de Estudos Teológicos da Igreja Ortodoxa Russa. É o primeiro estudioso a ser comdecorado com este reconhecimento.
Na sua "lectio" sobre o tema "O século XX: um século de mártires", na presença do Conselho Científico e do Reitor da Escola, Metropolita de Volokolamsk,Hilarion, Riccardi recordou como "a Igreja Russa sabe, no fundo da sua fibra espiritual, o que é ser uma Igreja de mártires", e que "a história dos cristãos russos é uma história de resistência cristã ao mal", porque "a perseguição anti-religiosa foi uma realidade da modernidade e o tem sido particularmente no coração da experiência que se propôs como a vanguarda da modernidade, a dos bolcheviques na Rússia". No entanto, a Igreja Russa resistiu à perseguição por ser "verdadeiro refúgio da humanidade" e demonstrando que "caridade e martírio movam forças profundas na história das nações, aproximando, criando de novo, protegendo, um mundo muitas vezes assolado"
Por sua vez, o Metropolita Hilarion, depois de enfatizar os méritos científicos do prof. Riccardi, agradeceu-lhe pelo compromisso de Sant'Egidio na Igreja Católica e em toda a comunidade cristã, pelo trabalho pela paz, pela amizade com os pobres e pelo exemplo de vida cristã em Moscovo e na sociedade russa.
|