No bairro de Mpemba na periferia de Blantyre, a igreja paroquial, dedicada a São Vicente de' Paoli, tem um novo pároco. É o padre Ernest Kafunsa, sacerdote da Fraternidade Sacerdotal Missionária de Sant'Egidio apresentado aos seus paroquianos pelo Arcebispo de Blantyre, Dom Thomas Msusa. Padre Ernest será acompanhado pelo Diácono Frank Gumbwa, que o auxiliará no cuidado pastoral desta importante paróquia da periferia de Blantyre.
A igreja estava lotada para a ocasião: mais de 1.500 pessoas se reuniram numa liturgia muito festiva. O arcebispo, em sua homilia, agradeceu a Comunidade para o "dom de dois padres para a Igreja de Blantyre", uma terra onde os padres ainda são poucos em relação à população e é preciso chegar a todos com a celebração da Eucaristia. "Sei bem - acrescentou o bispo - o que significa Sant'Egidio: Padre Ernest e Padre Frank serão como Maria, que é a mãe de todos, e que, neste tempo de Advento nos ensina o significado da maternidade: proteger a todos. Estou certo de que o novo pároco vai proteger todos vós, começando com os mais fracos, os idosos e as crianças, de acordo com o espírito da Comunidade de Sant'Egidio que eu também aprendi a conhecer.

São Vicente de' Paoli é uma paróquia na periferia de Blantyre, que conta com mais de 20.000 habitantes e, para além da igreja central, tem nove capelas espalhadas por toda a área, com vários quilômetros de distância uma da outra. Há uma escola primária e uma secundária, um centro de saúde e um reformatório juvenil, onde o dia de Natal vamos celebrar juntamente com os quarenta meninos que lá vivem, enquanto que na paróquia será realizada o Almoço de Natal da Comunidade de Sant'Egidio.

|