A Comunidade de Sant'Egidio comemora o seu 47º aniversário com uma celebração que será presidida hoje, às 18:30, em São João de Latrão pelo cardeal Jaime Lucas Ortega y Alamino, arcebispo de Havana, uma testemunha importante do papel desempenhado pela Igreja na mudança das relações entre Cuba e os Estados Unidos.
Pela ocasião, a Basílica será alcançada pelo "povo de Sant'Egidio" presente em Roma, onde a Comunidade foi fundada em Fevereiro de 1968: homens e mulheres de todas as idades e condição social, uma grande família que une aqueles que vivem no centro da cidade com os que vivem nas muitas periferias, estudantes e trabalhadores, juntamente com os idosos, sem-abrigo e imigrantes "novos europeus". Também estarão presentes representantes das instituições, muitos amigos e apoiantes da Comunidade.
Prece, pobres e paz são as três palavras que compõem o "programa" da Comunidade desde a sua criação, como recordou o Papa Francisco durante a sua visita em Sant'Egidio, a 15 de Junho último.
Numerosas outras celebrações estão previstas nos próximos dias em diferentes cantos do mundo, onde existe a Comunidade, que reúne hoje mais de 60 mil pessoas em 73 países, todos voluntários, além de milhares de pessoas que colaboram apoiando de perto as suas actividades. |