As eleições gerais em Uganda de 18 de Fevereiro passado adiaram o início do ano escolar (geralmente começa em 1 de Fevereiro). Assim também "The School of Peace" da escola primária para os refugiados do Sudão do Sul promovida pela Comunidade de Sant'Egidio em conjunto com a Diocese de Arua retomou nos últimos dias.
O novo ano escolar começa com algumas novidades importantes. Primeiro, o novo poço que permite que todos tenham água potável, particularmente preciosa numa área muito quente e com poucas infra-estruturas como a de Nyumanzi.
E como a água é para todos, para fora das horas da escola será distribuída para as famílias na área.
Mas há também outras novidades. Temos alguns novos professores, assim, finalmente, cada turma tem o seu professor de referência. Começaram as aulas da classe P6, o penúltimo ano do programa - o ciclo primário prevê sete no total. Queremos que todas as aulas sejam realizadas em ambientes cobertos. Ninguém terá que estudar ao relento, por baixo de uma árvore. Isto é possível graças às novas tendas doadas pelo UNICEF e esperamos, em breve, de começar a construção de outras salas de aula de alvenaria (além dos quatro já existentes). Muitos alunos expressaram toda a sua felicidade, orgulhosos de aprender e voltar para a aula com os seus companheiros. E estamos felizes em recomeçar com eles |