Sábado 3 de Dezembro, dentro do teatro do imponente estabelecimento prisional do “Ucciardone”, no centro de Palermo, foi apresentada a campanha "Libertar os prisioneiros em África", um programa da Comunidade de Sant'Egidio, que visa envolver, numa acção de solidariedade com os prisioneiros das cadeias africanas, os prisioneiros italianos.
O programa até agora envolveu 75 cadeiass italianas.
As imagens das terríveis condições de vida daqueles que são detidos na África, e das iniciativas de solidariedade que Sant'Egidio promove também nas cadeias italianas (incluindo a foto do almoço do Natal na prisão Regina Coeli, em Roma) tocaram os corações dos 100 prisioneiros que participaram.
Muitos quiseram participar no programa e propuseram-se para realizar medidas de solidariedade até mesmo para os que, na Itália, sofrem mais pela detenção. "Nós temos pessoas que nos oferecem alimentação e roupa, mas o que é que podemos fazer para os imigrados que não têm ninguém?". Alguém disse, referindo-se à difícil situação dos estrangeiros. Uma questão que destaca a eficácia da campanha "Libertar os prisioneiros" na promoção de uma cultura de solidariedade.
|