Sábado 14 de Abril teve lugar em Roma na Basílica de São João in Laterano, a liturgia solene para a ordenação episcopal do Dom Matteo Zuppi, Assistente Eclesiástico da Comunidade de Sant'Egidio, nomeado pelo Papa Bento XVI Bispo Auxiliar da diocese de Roma.
Numa Basílica cheia, o Cardeal Vigário Agostino Vallini, que presidiu a liturgia, parou de forma particular, na sua homilia, sobre "o amor aos pobres", que deve ser a "marca distintiva" do bispo. "Em Roma - como bem sabemos - há muitas pessoas que ficam mal e sofrem", disse. E acrescentou: "Os velhos e os novos pobres, mesmo em consequência da crise económica que estamos a enfrentar, pertencem-nos e não devemos ficar sossegados, porque não somente para aqueles que batem às portas das nossas igrejas, mas para todos os que são provados pelo sofrimento, não venha a faltar - tanto quanto pudermos - ajuda e apoio". "No amor preferencial aos pobres é um aspecto característico da vossa fisionomia episcopal", disse o Cardeal Vigário.
E, ao dirigir-se ao Mons. Zuppi, disse: "Você, Dom Matteo, está convencido e já praticou com empenho este serviço especial nos longos anos em que foste pároco". |