A visita de Andrea Riccardi no Malawi começou de Kwale, num bairro da periferia da capital Lilongwe, na pobre casa onde vivem dois idosos, com mais de oitenta anos, amigos da Comunidade.
A situação dos idosos em África é muitas vezes muito dura, marcada pela solidão, pelas dificuldades económicas e pelo isolamento para aqueles que são acusados de feitiçaria.
Gogonde e Mitness contaram a história deles e agradeceram pelo apoio, a amizade e a alegria, na companhia de tantos jovens.
Mais de mil idosos no Malawi já encontram uma família no povo de Sant’Egidio.
Na capital abriu-se o Congresso: "A coragem da Esperança" com mais de 900 representantes das Comunidades do centro norte do país e os membros do movimento EU DREAM .
A alegre assembleia foi uma oportunidade para compartilhar o trabalho que as Comunidades levam à frente nas cidades e aldeias com as crianças, os idosos, os doentes e os prisioneiros e para falar sobre os desafios para o futuro.
Andrea Riccardi, em seguida, visitou o centro DREAM de Mtendere, que é gerido em colaboração com as Irmãs Teresinhas Diocesanas.
O centro, localizado no distrito de Dedza, já está a tratar mais de 1.500 doentes de SIDA, numa área montanhosa, longe da estrada principal, a poucos quilômetros da fronteira com Moçambique. Antes da abertura do centro, em 2008 muitos doentes estavam a morrer por não terem acesso aos cuidados de saúde.
Muitos vieram para agradecer pelo dom da vida e da saúde reencontrada e juntamente com eles centenas de crianças nascidas saudáveis através da prevenção.
|