Sábado, 4 de Janeiro realizou-se em Shkoder ( Albânia), a marcha "Paz em todas as terras", promovida pela Comunidade de Sant’Egidio, em colaboração com a Arquidiocese de Shkoder - Pult.
Mais de 500 pessoas participaram do alegre cortejo liderado pelo arcebispo Dom Angelo Massafra e o Padre Nikolla Petani, representante da Igreja Ortodoxa da Albânia.
A Comunidade convidou a refletir sobre a mensagem do Papa Francisco por ocasião do Dia Mundial da Paz, enfatizando a importância do diálogo, do perdão e da reconciliação. Foi uma oportunidade para lembrar quer as guerras no mundo, quer o problema das vinganças de sangue de acordo com o antigo código habitual albanês do kanun, que ainda obriga muitas famílias a viver reclusas por medo de sofrer violência.
Particularmente significativo foi o testemunho de Sokol Hili, pertencente a uma família envolvida numa vingança de sangue, mas que escolheu o caminho da reconciliação. Ele lembrou que "o silêncio pode parecer a melhor escolha, mas o perdão é o caminho para a justiça que conduz à paz".
O Dom Massafra, expressando sua "profunda gratidão à Comunidade de Sant’Egidio para promover, pelo terceiro ano consecutivo, a marcha em Scutari”, pediu a unidade das religiões para construir um mundo de paz. O Padre Nikolla Petani chamou a serem pessoas de paz , no início de um ano marcado por 17 conflitos em curso no mundo.
A marcha, que passou pelo centro histórico da cidade, terminou com a colocação de uma oliveira como um sinal de reconciliação e de paz .
|