Era o dia 6 de Julho de 1964, quando a Niassalândia, então uma colônia britânica, tornou-se um país independente e tomou o nome de Malawi. Por 30 anos, a partir do dia da independência, Malawi tem experimentado um caminho longo e conturbado de abordagem para a democracia, que culminou, em 1994, nas primeiras eleições democráticas em que participaram pela primeira vez mais partidos. A visita do fundador da Comunidade de Sant’Egidio, Andrea Riccardi, que coincidiu com o cinquentenário da independência, foi uma oportunidade para refletir sobre o futuro do pequeno país Africano, a partir dos eventos históricos mais significativos da sua história.
A Comunidade está presente no Malawi desde 1999. Durante estes 15 anos se espalhou por toda parte, nas aldeias e nas cidades e representa hoje uma rede de solidariedade e apoio, que envolve mais de dez mil pessoas. No Malawi, os jovens que ainda não completaram 25 anos compõem a maioria da população. Por outro lado, a escolaridade ainda é muito baixa e insuficiente. As perspectivas de estudo e de emprego permanecem entre as mais baixas na África. Neste contexto, o movimento dos Jovens pela Paz da Comunidade de Sant’Egidio, lançado há alguns anos atrás, representou uma proposta e uma visão do futuro para muitos jovens malawianos. O movimento, que agora tem mais de 3.000 estudantes do ensino médio, celebrou em Abril passado o seu primeiro Congresso Nacional.
THá muitos sinais de esperança que ajudam a olhar com confiança para o futuro deste país: o programa DREAM com os seus 18.000 doentes de SIDA actualmente em tratamento, a amizade com muitos idosos, que se tornou cada vez mais generalizada, alcançando até mesmo as aldeias mais isoladas.
Andrea Riccardi encontrou em Blantyre, as delegações dos 150 Comunidades do país e participou da liturgia de ação de graças pelos 50 anos de paz no Malawi, que Sant'Egidio celebrou a 6 de Julho, Dia da Independência. Foi também uma oportunidade para visitar o lugar onde em breve será construida a sede da Comunidade de Blantyre. Nos 50 anos do Malawi independente, o caminho de quinze anos de Sant'Egidio representa um importante e significativo aspecto na história da ex-colônia britânica. |