Também o Malawi se junta à longa lista de países onde a Comunidade de Sant'Egidio organizou encontros no "espírito de Assis" nos últimos meses, que repetiram em várias línguas e contextos que "a paz é o fuutro".
Na capital, Lilongwe, em 16 de Outubro último, reuniram-se várias centenas de pessoas. Entre eles os representantes das várias denominações religiosas do país e vários convidados das instituições civis e políticas, quer a nível local quer nacional. Estavam presentes, entre outros, o representante da Conferência Episcopal, o edil de Lilongwe e o Director da Presidência da República para a Unidade Nacional, que trouxe as saudações em nome do Estado do Malawi.
Antes da cerimônia de encerramento, com a assinatura do apelo de paz, que algumas crianças entregaram aos políticos presentes, Elard Alumando, responsável da Comunidade de Sant’Egidio, em Malawi, moderou uma mesa redonda intitulada "A paz é o futuro" , que contou com a presença do professor Imran Shareef, do Departamento de Teologia da Universidade do Malawi e Presidente da Malawian Muslim Association, o pastor presbiteriano Paul Nyaungulu, do Sínodo dos Livingstonia, Mons. Bonifácio Tamani, membro do Comité Nacional de Relações Públicas, um organismo que inclui a Igreja Católica.
Todos os os oradores sublinharam a necessidade de um compromisso comum para a coesão inter-étnica e inter-religiosa nos países africanos, e o valor do "espírito de Assis", para perseguir esse objetivo.
No final da mesa redonda, os participantes assinaram o apelo de paz e um anúncio, a surpresa, que recebeu palmas e consenso: para agradecer a comunidade por ter fornecido esta oportunidade de reflexão, Symon Kaunda, em nome do Chefe de Estado Peter Mutharika, auspicou, para o ano de 2015, uma Oração pela Paz a nível nacional promovida conjuntamente por Sant'Egidio e a Presidência da República. |