Natal, uma família tão grande como o mundo: as festas e os almoços de Natal com a Comunidade de Sant’Egidio, em Itália e no mundo
26 de Dezembro de 2009
O almoço de Natal com os pobres é uma tradição da Comunidade de Sant’Egidio desde que, em 1982, um pequeno grupo de pessoas pobres foi acolhido na mesa da festa na Basílica de Santa Maria em Trastévere. Eram cerca de 20 convidados: haviam alguns idosos do bairro, de que erámos amigos há tempo, que naquele dia estariam sozinhos, e algumas pessoas sem abrigo conhecidas nas estradas de Roma.
Desde aquele primeiro almoço de 1982 a mesa alargou-se de ano em ano e de Trastevere alcançou muitas partes do mundo, onde existe a Comunidade.
Um Natal extraordinário que no ano passado alcançou mais de 100.000 pessoas nos cinco continentes: pessoas que vivem na rua, nos internados, nas cadeias. Tantas pessoas amigas de Sant’Egidio durante o ano muitos outros que se juntam para a festa.
A festa se faz nas igrejas, nas casas, mas também nos internados para idosos, para crianças, para deficientes, nas cadeias, nos hospitais, até nas estradas. Porque o sentido é mesmo de levar a festa também nos sitios mais escuros, mais frios, mais esquecidos e longínquos.
A festa começou na noite de Natal tendo muitos jantares nas estradas com quem não tem casa. Nas cidades frias do Norte, de Moscovo a Antuérpia a Paris, onde entre as luzes e os signos luminosos, muitos pobres ficam sozinhos, ou nas cidades pobres do Sul do mundo.
Também ali a comida, uma prenda simples, um pequeno presépio, a árvore de Natal, a música, mas sobretudo a amizade, a alegria, a atenção para cada um, são os “ingredientes” de uma festa bonita porque cheia de amor.
Com os anos a festa foi alargando-se, como uma benéfica contaminação, e alcançou também muitos Países do Sul do mundo em todos os continentes.
Festas bonitas, muitas vezes organizadas com poucos meios e com grande desempenho por parte de jovens que muitas vezes vivem em situações de pobreza e de conflicto. No ano passado em América milhares de pessoas fizeram festa em São Salvador, México, Argentina, Guatemala, Equador, Chile e também em Cuba, onde os adolescentes do País do Arco-íris prepararam e animaram um almoço para os idosos.
Em muitas cidades da Indonésia, que é o País muçulmano mais populoso do mundo, o convite da Comunidade representa um momento de festa e de amizade entre as diferentes comunidades religiosas. A mesma coisa acontece no Paquistão.
Também em muitos lugares de África chegará a alegria da festa: em Moçambique o Natal será festejado em muitissimas cidades, abrangindo meninos da rua, mendigos, leprosos, cegos, famílias pobres e muitos reclusos.
IEm África a pobreza emerge particularmente com dureza nas cadeias. Na maioria das cadeias não há camas, não há casas de banho e as celas estão superlotadas. As condições higiénicas são péssimas: adoece-se facilmente e às vezes morre-se. A alimentação oferecida pelas autoridades prisionais é insuficiente. Quem não tem familiares que lhe levam comida, sofre a fome. Por isto muitas Comunidades africanas, em Moçambique, Guiné-Conakry, Burquina-Faso, não somente visitam regularmente os prisioneiros, mas no dia do Natal preparam uma refeição que para muitos é o único verdadeiro almoço de todo o ano.
Na Costa do Marfim, nos Camarões, em Madagáscar, na Tanzânia, na Uganda faz-se festa com os mendigos cegos e os meninos da rua.
É significativo que, não obstante os poucos meios de que dispõem, as comunidades africanas alcançarão com os almoços de Natal dezenas de milhares de pessoas, mais do que na Europa.
O Almoço de Natal a Santa Maria in Trastevere
O menu
Lasagne al forno
Polpettine di carne
Gateau di patate
Lenticchie
Dolci di Natale, frutti di stagione,spumante
Depois...
Pai Natal! |
NATALE A ROMA:
Circa 10.000 ospiti (circa 2000 ospiti a Trastevere)
NATALE IN ITALIA:
tra le tante città: Genova, Messina, Bari, Milano, Firenze, Torino, Novara, Padova, Napoli, Catania, Cosenza, Palermo, Trieste, Reggio Calabria
NATALE NEL MONDO:
Oltre 500 città del mondo in più di 70 Paesi.
Europa (Spagna, Germania, Russia, Austria, Ungheria, Romania, Francia, Portogallo, Ucraina, Belgio, Polonia, Repubblica Ceca, Albania…)
Americhe (Salvador, Messico, Nicaragua, Argentina, Guatemala, Cuba, Perù, Colombia, Cile, Usa, Canada…)
Africa (Mozambico, Guinea Conakry, Ciad, Burkina Faso, Costa d’Avorio, Camerun, Madagascar, Tanzania, Nigeria, Uganda, Repubblica Democratica del Congo, Kenya, Sud Africa, Ghana, Malawi, Capo Verde…)
Asia (Indonesia, Pakistan, Filippine, Hong Kong….)