Coexistência e diálogo entre as diferentes religiões na Albânia é agora uma realidade que pode ser uma mensagem de paz e unidade para toda a Europa. É significativo que, em Paris, juntamente com o Presidente da Albânia, uma delegação inter-religiosa de Tirana quis estar presente na manifestação conjunta ao lado da França atingida por graves atentados terroristas. Os dois bispos, católico e ortodoxo, marcharam juntamente com o Grande Mufti islâmico e o Grand Dede Bektashi, todos de mãos dadas, demonstrando que é possível ficar juntos, mesmo sendo diferentes pelas crenças religiosas. (foto abaixo)
A Comunidade de Sant'Egidio na Albânia está totalmente inserida neste clima de convivência multi-religiosa e nas cidades onde existe já trabalhou com as diversas comunidades religiosas para promover a cultura do diálogo e da paz. É o que aconteceu em Shkodra e Elbasan, nos dias que se seguiram aos ataques terroristas na França.
Quinta-feira 8 de Janeiro em Scutari várias centenas de pessoas participaram da marcha "A coexistência entre as religiões constrói o futuro", promovida pela Comunidade de Sant'Egidio com a Arquidiocese de Shkoder-Pult e a Comissão Justiça e Paz da Albânia.
No dia seguinte, havia mais de mil pessoas em Elbasan, de todas as denominações cristãs e das comunidades muçulmanas na marcha "Fraternidade: alicerce e caminho para a paz."
Em ambos os eventos foi observado um minuto de silêncio em memória das vítimas do terrível ataque de Paris.
Nesta ocasião, os jovens da Comunidade de Sant'Egidio, convidaram a todos para participar do Encontro Internacional de Oração pela Paz, que se realizará em Tirana, em Setembro de 2015 2015. |