Em outubro passado contámos do início do trabalho de reconstrução do Centro de reabilitação para crianças "A Vela da Esperança", de Slovyansk, cidade não muito longe de Donetsk, no leste da Ucrânia, cenário de intensos combates que devastaram toda a região. (Vá para a notícia).
Depois de quatro meses de trabalho, realizado graças ao programa de adopções à distância da Comunidade de Sant'Egidio, o Centro finalmente pôde reabrir as portas: abriga atualmente 25 crianças e 40 famílias de refugiados, que vêm das áreas dos combates, que na "Vela da Esperança" recebem alimentação, cuidados médicos e toda a atenção de que necessitam.
A situação em Slovyansk no entanto, ainda é muito tensa. Existem cerca de 30.000 refugiados, incluindo muitas crianças, que nos últimos meses têm encontrado abrigo em tendas ou nos prèdios em ruínas da cidade. Eles precisam de tudo: roupas, alimentos, medicamentos. "A Vela da Esperança" tornou-se também um centro para a recolha de ajuda e organiza distribuições diárias de necessidades básicas.
Através de visitas domiciliares frequentes e entregas de ajuda, o novo centro pretende ser um apoio para os muitos idosos da cidade, que vivem sozinhos nas suas casas, muitas vezes sem nada. "A vela da esperança" representa um oásis de paz para as famílias e as crianças hospedadas, mas também para muitas outras pessoas: numa cidade destruída e acinzentada pela guerra, as cores brilhantes com que foi pintado de novo o centro quer ser um sinal de esperança e serenidade.
O Centro após o fim dos combates (Outubro de 2014)
|
O novo Centro (Fevereiro de 2015)
|
|
|
|