change language
você está em: home - news newsletterlink

Support the Community

  
28 Agosto 2015 | TOGO

Linchamentos em Togo, a campanha "Eu não concordo"

Este verão em Lomé ocorreram três episódios gravíssimos apenas no bairro de Agoé: Jovens queimados vivos porque são suspeitos de furto. A resposta de Sant’Egídio, uma grande mobilização popular.

 
versão para impressão

Linciaggi in Togo, parte la campagna "io non ci sto"Uma reação terrível, quase uma “moda” desumana, que tira a vida em vez de a dar. Assim se tornaram os linchamentos em Togo. Este verão a Lomé, a capital, entre Julho e Agosto, apenas no bairro de Agoé, foram registados três episódios gravíssimos: Jovens queimados vivos porque eram suspeitos de roubo.
A comunidade de Snat’Egidio, que à anos é amiga das crinaças de rua da zona, decidiu dizer basta avivando a campanha “Eu não estou”. O fenómeno está a aumentar de forma preocupante porque é aceite e valorizado, como um meio de dissuasão, sobretudo dos jovens, para os quais se tornou quase uma reacção normal, alimentada por SMS com as quais se assinala a localização dos furtos e se procura queimar os responsáveis.
Mas se as “moda”, também as mais terríveis, se tornam facilmente hábitos, a Comunidade está convencida que se pode avivar uma tradição contraria, aquela do respeito das leis e da vida humana, um valor muito pouco garantido nas periferias das grandes cidades africanas.

Linciaggi in Togo, parte la campagna "io non ci sto"A 15 de Agosto fez-se então uma conferência no bairro de Agoé, que reuniu 150 pessoas. Na mesa redonda participaram o chefes tradicionais do bairro, os representantes da Igreja Católica o Imã da mesquita central de Lomé e o da mesquita universitária, dois representantes da Comissão pelos direitos humanos, dois magistrados e um oficial da Policia. Os relatores agradeceram à Comunidade por ter tido a coragem de enfrentar um assunto do qual normalmente ninguém ousa falar. Todos se empenharam em falar com os seus jovens e com a população, pedindo ajuda e a presença da Comunidade para esta obra de sensibilização.

Foi muito comovente o testemunho de uma senhora que contou a atrocidade do linchamento de um jovem, Sadete, queimado vivo. Interveio também uma mãe de um rapaz de 16 anos que no dia anterior tinha sido vitima de uma tentativa de linchamento e que só a intervenção de alguns jovens da Comunidade possibilitou escapar ao linchamento.

Linciaggi in Togo, parte la campagna "io non ci sto"A comunidade propôs então um apelo contra a vingança popular que foi assinado por todos os presentes e que quer ser um instrumento de transmissão da cultura da vida em toda a cidade de Lomé. A mesa redonda, que foi seguida pelos principais media nacionais, foi concluída com uma oração e uma marcha silenciosa em memoria das vitimas dos linchamentos.


 LEIA TAMBÉM
• NOTÍCIA
23 Maio 2011

Barcelona (Spain) – In the Culture and Language School of the Community of Sant'Egidio, in the district of Raval, learning the art of “living together”

IT | EN | ES | FR | CA | NL
todas as novidades
• DIVULGAÇÃO
16 Outubro 2017
Radio Vaticana

Al ghetto di Roma "Marcia della memoria" per non dimenticare

14 Outubro 2017
Il Gazzettino - ed. Padova

"Games4Peace": integrazione con calcio, pallavolo e giochi

27 Agosto 2017
Avvenire

L'intervista . «Un no all'odio. Vivere insieme si può»

22 Agosto 2017
Il Mattino di Padova

Lavorare per far crescere la "voglia di comunità" a Padova

29 Julho 2017
Radio Vaticana

Indonesia, Giornata della gioventù asiatica: no all'estremismo

29 Junho 2017
SIR

Migranti: Impagliazzo (Sant’Egidio), “il presidente del Togo sarà a Lampedusa per ricordare i morti nel Mediterraneo”

todos os press releases
• EVENTOS
27 Janeiro 2018 | NÁPOLES, ITÁLIA

Naples without violence. La solidarietà cambia il mondo

TODAS AS REUNIÕES DE ORAÇÃO PELA PAZ
• DOCUMENTOS

L'appello finale del pellegrinaggio dei giovani europei ad Auschwitz (IT)

Per una città più umana: no alla violenza, sì alla pace

Appel pour la paix au Mali

Marco Impagliazzo

L'intervento del prof. Marco Impagliazzo

Bambini e ragazzi di origine straniera per una legge sulla cittadinanza nell’interesse del Paese

todos os documentos

VIDEO FOTOS
3:11
Clochard aggrediti selvaggiamente a Genova

83 visitas

115 visitas

98 visitas

94 visitas

110 visitas
todos os meios de comunicação relacionados