Há poucos dias chegou a notícia do acordo sobre a abertura de corredores humanitários para os refugiados, o que permitirá que os mais vulneráveis, mulheres e crianças, idosos e doentes, de alcançar em segurança a Europa, sem nunca mais realizar as viagens da morte através do Mediterrâneo.
A Comunidade de Sant'Egidio, um dos promotores desta iniciativa humanitária, quer intensificar os seus esforços para atender às necessidades dos migrantes que chegam na Itália e para promover a integração deles.
Nasceu desta forma o projeto "Juntos com os novos europeus: da emergência ao acolhimento" que prevê:
- Primeiro acolhimento: respondendo às necessidades básicas dos migrantes que chegam na Sicília e na Calábria, e que gravitam em Roma e em outras grandes cidades italianas; preparando centros de acolhimento, fornecendo assistência médica e jurídica.
- Integração cultural e de emprego: orientação na perspectiva da auto-suficiência económica, cursos de língua e cultura italiana, formação de mediadores culturais que possam promover activamente a integração dos migrantes.
A Comundade de Sant'Egidio iniciou uma recolha de fundos para apoiar o projeto.
Podem-se enviar ofertas e contribuições através da conta bancária dedicada:
Conta corrente
IBAN: IT37C0501803200000000223558
Banca Popolare Etica
Pagável a:
Comunità di S.Egidio-ACAP Onlus
Piazza S.Egidio 3/a
00153 Roma
Motivo: Emergência Refugiados
O dos migrantes é um desafio global. De tudo isso pode vir algo de bom:
uma nova Europa acolhedora e solidária
Benefícios fiscais para os particulares
Ref.: art. 15, parágrafo 1.1 do Decreto Presidencial 917/86
As doações em dinheiro para um montante não superior a € 30.000 em favor de Onlus permitem uma dedução fiscal bruta igual a 26% da doação.
|