A 7 Junho a Ministra da Justiça de Moçambique visitou o Posto do registo civil de Namina, no distrito de Mecuburi, construido pelo programa Bravo! da Comunidade de Sant’Egidio.
|
Posto do Registo em Namina |
Um dos problemas maiores para a falta de inscrições no registo em Moçambique é a distância que as pessoas devem percorrer para chegarem a um posto de Registo, por isso o programa Bravo! resolveu reduzir as distâncias e para além das brigadas móveis que registam gratuitamente todos no país, construiu dois nuovos postos na zona rural do distrito de Mecuburi e Moma.
Mecuburi é um distrito na Província de Nampula, a mais populosa do país. Trata-se de um distrito rural, a sua população é de cerca de 150.000 habitantes e cerca do 70% da população não tem registo. Não é fácil deslocar-se no distrito porque não existem meios de transporte públicos, então muitos não conseguem chegar ao posto para registar os seus filhos.
Hoje a realidade é diferente: o distrito de Mecuburi tem o seu segundo posto de Registo Civil em Namina. O Posto foi construido conforme aos patrões internacionais do estado civil, com uma sala para o atendimento ao público e outra para guardar em arquivo os Registos, com armários de metalo que possam proteger contra os elementos os registos. A ministra agradeceu pelo trabalho do programa Bravo! em Moçambique que ajuda a tornar o registo civil universal e acessível para todos, direito inalienável para todas as crianças. O Posto é activo desde Março de 2013.
|