Domingo, 29 de Setembro, na Casa da Comunidade de Sant'Egidio, em Abidjan, teve lugar uma oração pela paz, em coligação com o Encontro Internacional em Roma, “A coragem da esperança”. No mesmo "Espírito de Assis" mais de 400 pessoas, incluindo autoridades religiosas e civis, responsáveis da sociedade civil, representantes de instituições, associações de jovens e dos direitos humanos, se reuniram para rezar pela paz na Costa do Marfim e no mundo. A assembleia foi aberta com o discurso do fundador da Comunidade de Santo Egídio, Andrea Riccardi, em coligação internet com o encontro inaugural em Roma.
Cada representante religioso expressou o seu desejo de construir um discurso de paz a ser perseguido em todos os níveis da sociedade marfinense afastando-se fortemente de toda a violência realizada em nome de uma religião: "Deus é sempre o nome da paz". "A paz - disse o secretário da Nunciatura Apostólica Padre Roberto Campisi - deve tornar-se uma entidade pública para ser espalhada com força".
Foi uma noite de fraternidade e de escuta entre cristãos de diferentes confissões, católicos , ortodoxos, coptos e protestantes, juntamente com representantes do Islão. No final, todos acenderam uma luz ao "castiçal de paz" e se abraçaram prometendo de fortalecer os laços do trabalho comum de reconciliação num país que tem sido atravessado durante dez anos por fortes divisões, violência, e uma crise social e política profunda.
Cada um recebeu o Apelo pela Paz, dirigido ao encontro de Roma, pelas mãos das crianças do País do Arco-Íris, um movimento de adolescentes ligado à Comunidade de Sant’Egidio. O encontro terminou com a assinatura do apelo e o compromisso comum de continuar a espalhar o espírito de Assis na Costa do Marfim e na África.
DeAbidjan a Roma - Apelo pela Paz
|