De 21 de a 22 de Fevereiro de 2014, uma delegação do Governo do Senegal, enviada por Sua Excelência o Presidente Macky Sall, e uma delegação do Movimento das Forças Democráticas de Casamança, enviada pelo seu chefe Sr. Salif Sadio, encontraram-se em Roma, na casa da Comunidade de Sant’Egidio, no âmbito das negociações para o retorno da paz em Casamança.
As duas delegações, depois de ter discutido o primeiro ponto da agenda acordada a 3 de Novembro de 2013, aprovaram um documento intitulado "Medidas de confiança mútua''. Deste documento, os dois lados decidiram tornar públicos os seguintes pontos:
- Tornar pública a posição do governo senegalês que já indicou por escrito "que não há nenhum ordem de prisão contra Salif Sadio".
- Tomar medidas para garantir a liberdade de circulação, no âmbito das negociações de paz, para o Sr. Salif Sadio, chefe do Movimento das Forças Democráticas de Casamança e dos seus delegados.
- No mesmo espírito de criação das "Medidas de confiança mútua", as duas partes comprometem-se em se envolver em condutas que possam facilitar as negociações para o retorno da paz em Casamança e reduzir o sofrimento das pessoas.
As duas delegações felicitaram-se pelo espírito construtivo e a sinceridade que prevaleceram durante esta sessão organizada pela Comunidade de Sant’Egidio, que não se poupou a fim de alcançar o bom êxito das negociações.
As duas partes concordaram em continuar o seu trabalho em Roma, na sede da Comunidade de Sant’Egidio, de acordo com as datas a serem mutuamente estabelecidas.
A Comunidade de Sant’Egidio, por sua vez, expressa seu apreço pelos esforços feitos por ambas as partes para uma solução justa e duradoura para o conflito e está confiante sobre a continuação do processo de paz. |