À notícia da morte de Inácio Zakka I Iwas, Patriarca da Igreja Siríaca Ortodoxa, Andrea Riccardi declarou:
“Manifesto os meus pêsames e os de toda a Comunidade de Sant’Egidio pela morte de Inácio Zakka I Iwas, Patriarca da Igreja Siríaca Ortodoxa, uma das mais antigas igrejas cristãs. O Patriarca Zakka que eu conheci bem, era um homem de diálogo e de encontro, manso e aberto à procura do que une, preocupado com a paz e a unidade entre as igrejas cristãs e acreditava firmemente na missão das grandes religiões, que ele considerava como "a consciência do mundo", para a paz e a unidade do género humano.
Zakka I participaram a o longo dos anos aos dias de Oração pela Paz no Espírito de Assis, organizados pela Comunidade de Sant’Egidio. Em particular lembro-me dele em Milão, em 1993, no encontro de Oração pela paz organizado por Sant'Egidio, juntamente com o cardeal Martini (na foto) quando ao pregar na Catedral da cidade, no início do Encontro, disse: "Os seguidores das grandes religiões devem trabalhar juntos para a justiça e a compaixão, a fim de tornar feliz a humanidade".
Com ele a igreja Siríaca Ortodoxa de Síria, atormentada pela guerra e pela continuação da violência na Síria e cujo bispo de Alepo, Mar Gregorios Ibrahim foi sequestrado em Abril passado, perdeu um pai sábio e um guia apaixonado".
A Comunidade de Sant’Egidio une-se fraternalmente ao luto e à oração da Igreja Siríaca Ortodoxa de Síria pelo seu patriarca. |