O verão de Solidariedade também atingiu a aldeia de Djicoroni, perto de Bamako, no Mali. Aqui, a Comunidade de Sant’Egidio visita regularmente os idosos da aldeia, dos quais a maioria são leprosos, que nestes dias estão a celebrar o Ramadã (os muçulmanos constituem mais de 80% da população do Mali). Pela ocasião, os jovens de Sant'Egidio doaram para cada idoso da aldeia 3 kg de açúcar, muto precioso no país, especialmente neste mês de jejum.
Muitos idosos agradeceram comovidos por esta amizade gratuita, alguns disseram aos jovens da comunidade: "Vocês são uma bênção", mesmo como disse o Papa Francisco, durante a visita à Comunidade de Sant’Egdio em 15 de Junho: "quem vive assim receberá a bênção na vida e será bênção para os outros".
Além de destacar a amizade entre gerações e, em especial, para aqueles que são mais pobres e marginalizados, como os idosos e os doentes, este gesto e as visitas semanais também se tornaram um evento importante para a aldeia. Na verdade, muitos transeuntes param para se juntarem com a Comunidade para ir ao encontro e conversar com os idosos. É uma mudança significativa na vida da aldeia, porque marca a quebra do isolamento dos idosos e, sobretudo, do medo que rodeia os doentes de lepra. É o testemunho de como a solidariedade mude a vida das pessoas e do ambiente que as rodeia. |