Em 19 de Julho passado, o Primeiro-Ministro, Matteo Renzi foi em visita de Estado a Moçambique acompanhado por uma delegação de empresários italianos. Após o encontro com o Presidente de Moçambique, Armando Emílio Guebuza, o Presidente Renzi visitou em Maputo o "Centro para Crianca", um dos dez centros do programa DREAM que a Comunidade de Sant’Egidio gere no país.
A visita ocorreu num clima de grande festa,as activistas de DREAM e as crianças, que nasceram saudáveis, graças ao programa, de mães HIV-positivas, deram as boas-vindas ao Primeiro-Ministro com cânticos e dançasi.
Matteo Renzi manifestou interesse pelos vários componentes do programa: do tratamento da SIDA aos diagnósticos moleculares até ao problema da desnutrição ainda muito generalizada no país. Na sala de espera do Centro parou também com um pequeno grupo de pacientes com os quais ele falou e brincou.
No final da visita, o Presidente cumprimentou e agradeceu um por um todos o pessoal do centro de saúde, as ativistas e um grupo de voluntários da Comunidade de Sant’Egidio de várias cidades italianas.
O Primeiro-Ministro agradeceu pela fidelidade e pelo trabalho incansável de Sant'Egidio pela paz em Moçambique e pelo programa DREAM, especialmente para a satisfação de muitas mães que viram seus filhos nascer saudáveis, livres da SIDA. Um modelo de cooperação que dá esperança e futuro a Moçambique e representa o rosto melhor da Itália.
|