Milhares de jovens de toda a Ásia se reuniram nestes dias em Seul para a Jornada da Juventude Asiática com o Papa Francisco. Também estiveram presentes os jovens da Comunidade de Sant’Egidio de vários países asiáticos, incluindo a Coréia, Hong Kong e Filipinas.
Foram dias intensos de oração, amizade e solidariedade. "Asian youth, wake up!”, Jovens asiáticos, acordem! È o chamamento que o papa Francisco tem dirigido aos jovens, recordando que não só representam o futuro da Igreja, mas que eles são "uma parte necessária da Igreja de hoje, daquela igreja que serve os pobres, os sozinhos, os doentes e os marginalizados".
Oração pela paz e a reconciliação, memória dois cristãos perseguidos em todo o mundo, distribuição do jantar para os sem-abrigo de Seul, comunicação do Evangelho: os jovens de Sant'Egidio da Ásia quiseram desta forma acompanhar os momentos de reflexão e oração que se viveram com o Papa Francisco, juntamente com muitos dos seus pares.
Com a liturgia de 17 de Agosto, no santuário de Haemi, o lugar do martírio de muitos cristãos coreanos terminou a Jornada da Juventude Asiática. No entanto, permanecem vivos em muitos jovens, o entusiasmo e a alegria de um Evangelho a ser vivido e comunicado no grande continente da Ásia. Próxima etapa a Indonésia, onde em 2017 haverá a 7 ª edição do Asian Youth Day.
|