Centenas de milhares de pessoas de toda a Albânia, saíram às ruas de Tirana para receber o Papa Francisco.
Ao longo de toda a rota para a praça da Universidade, onde foi celebrada a missa, eram visíveis cartazes gigantes dos mártires de todas as religiões que foram perseguidos e mortos durante o regime comunista de Enver Hoxha.
Foi um dia intenso caracterizado pelo grande carinho e pelo entusiasmo com que o papa foi recebido.
"A águia não esquece o ninho, mas voa alto. Voai alto! Subi às alturas!" É o convite que o Papa Francisco dirigiu a todos os albaneses, lembrando que o país deles, caracterizado pela convivência entre o Cristianismo e Islão pode dar uma grande contribuição para a paz no mundo, ao demonstrar que "é possível viver juntos".
O Papa, na sua homilia dirigiu uma saudação aos muitos jovens presentes: "Em particular, dirijo este convite aos jovens. Havia muitos na estrada desde o aeroporto até aqui! Este é um povo jovem! Muito jovem! E onde há juventude, há esperança. Ouvi Deus, adorai a Deus e amai-vos entre vós como povo, como irmãos".
Antes de sair, o Papa quis encontrar os pobres e cumprimentou pessoalmente também os idosos que a Comunidade visita em vários internatos albaneses e os doentes psiquiátricos da Casa-Família "Sant'Egidio" de Tirana.
Durante a visita, o Papa Francisco também se encontrou com uma delegação da Comunidade que o cumprimentou, dizendo-lhe que a Oração pela Paz, realizar-se-á em Tirana em 2015. "Bravi!" Foi a resposta dele.
|