Um mosaico de línguas, culturas, como o que vemos na foto, celebrou em 25 de Outubro passado, os 30 anos da Escola de Língua e Cultura da Comunidade de Sant'Egidio. Nascida em Roma em 1983, espalhou-se para muitas cidades na Itália, Bélgica e Alemanha. A Escola chegou há cinco anos na Espanha, em Barcelona e a seguir em Manresa.
Os "novos europeus" que lotaram o salão da Universidade, bem representaram um dos grandes recursos humanos para a Espanha e a Europa do futuro. Daniela Pompei recordou isso: "Foi com certeza uma escola de línguas, mas também uma escola de amor e fraternidade." A língua foi a chave para entrar num novo mundo: "Não utilizem essa chave para fechar, não a utilizem para levantar muros. Esta chave foi colocada nas vossas mãos para vos abrirem ao mundo ... Aprenderam uma forma humana de ser espanhóis, europeus, os novos cidadãos do mundo. "
Na festa juntaram-se as vozes de estudantes que hoje vivem em outros países, tais como a Patience, que do Canadá lembrou a escola de Sant'Egidio como "um oásis de paz e amizade". De Damasco, na Síria, veio a voz angustiada pelo medo dos bombardeamentos de Ibaa, pedindo a oração de todos "porque chegue a paz no meu país".
Para Abdoulaye, que chegou em Manresa depois de uma perigosa viagem de barco que durou 10 dias a partir do Senegal para as Ilhas Canárias, a amizade com os professores e os alunos da escola tem-lhe literalmente "salvado" a vida. Omarou de Burkina Faso e Nazha do Marroccos lembraram como na escola, bem como o catalão e espanhol, encontraram o calor da família que deixaram em casa.
Mas são as palavras de Malika do Marrocos, a expressar claramente a importância da escola: "Quando aprende-se a ler e a escrever é como uma luz que se abre num quarto escuro".
No final do encontro uma grande festa na praça onde as danças e as músicas de diferentes países têm desencadeado a alegria da celebração dos 30 anos desta família. Para terminar o dia a entrega dos diplomas do curso de 2013-2014. |