O verão de solidariedade chega até a Sloviansk. Os Jovens da Paz de Kiev passam as suas férias com as crianças apoiadas pela Comunidade de Sant'Egidio na cidade no leste da Ucrânia, que tem sido palco de guerra.
A 5 de julho, a cidade comemorou um ano de paz. Num aniversário tão importante dos jovens de Sant'Egidio visitaram o bairro que sofreu a maior destruição, então sede do quartel geral dos separatistas, e falaram com os idosos do lugar. São comoventes e impressionantes as suas histórias sobre uma guerra absurda, inútil, injusta.
IOs Jovens pela Paz passaram dois dias com as crianças do "Vela da Esperança", um centro para crianças com famílias em dificuldade, onde agora também vivem alguns refugiados. No ano passado, durante as hostilidades, o centro foi destruído e depois reconstruído com a contribuição da Comunidade de Sant'Egidio (IR PARA A NOTÍCIA).
Atualmente abriga 26 crianças e 40 refugiados. A Comunidade apoia este centro há 15 anos com oprograma de adopção a distância, e este ano recolhe fundos adicionais para ajudar o centro.
Um passeio especial, desenhos, jogos, danças e piqueniques, mas também a amizade desses "amigos mais crescidos", deolveu às crianças da "Vela da Esperança" a serenidade de um verão sem guerra.
|