Grande festa iontem no Esquilino onde mais de 1.400 pessoas de todas as nacionalidades se encontraram pela manhã no Teatro Brancaccio e à tarde nos jardins da Praça Vittorio Emanuele para celebrar o 30º aniversário da Escola de Língua e Cultura Italiana da Comunidade de Sant'Egidio.
Novos estudantes, professores e amigos de longa data que frequentaram os cursos nos primeiros anos de vida da escola, celebraram juntos uma história de 30 anos de estudo, integração e amizade. Não apenas uma escola de língua, mas uma verdadeira "escola de amor" , como disse o fundador da Comunidade de Sant’Egidio Andrea Riccardi em numa plateia cheia.
Alguns estudantes falaram, quem contando as dificuldades encontradas no momento da chegada na Itália e a gratidão pela acolhimento recebido, quem explicando como graças à escola não só foi possível integrar-se, mas também dar um valor acrescentado à sua presença na Itália, ajudando, juntamente com Sant'Egidio, quem é mais necessitados. Todos testemunharam a alegria de ter encontrado mesmo na escola uma nova família, a amizade com os italianos e as pessoas de diferentes países, culturas e religiões.
É a cultura do viver juntos, tão crucial para o futuro do nosso país, vivido e testemunhado por Sant'Egidio juntamente com os alunos da escola de língua italiana: "Temos a tarefa de construir o futuro da Itália, a civilização do vier juntos. Vós são a vanguarda desta Itália de amanhã", disse Andrea Riccardi.
E é mesmo a imagem do futuro do nosso país que tantos viram ontem na Praça Vittorio, onde centenas de pessoas, jovens e idosos, italianos e pessoas de todas as nacionalidades festejaram juntos com cantos e danças.
Durante a festa também foram entregues diplomas de língua a todos os estudantes.
Para mais informações visite:
Clicca sulle foto per ingrandire
|