Mtendere, que chicewa, a lingua do Malawi, significa "Paz", é uma aldeia situada não muito longe da capital Lilongwe, uma área montanhosa muito longe da estrada principal, no distrito de Dedza, a poucos quilômetros da fronteira com Moçambique.
Aqui, em 2008, abriu um centro DREAM para o tratamento da SIDA. O centro é gerido em parceria com as Irmãs Teresinhas Diocesanas e cuida de mais de 1.500 doentes com SIDA da região.
Ao longo da sua visita ao Malawi, Andrea Riccardi e uma delegação da Comunidade de Roma, visitaram o centro, encontrando a equipa dos trabalhadores, doentes e ativistas.
Como observado nesta ocasião, pela responsávele do centro, Irmã Perpétua, antes da chegada de DREAM muitas pessoas doentes estavam a morrer porque não tinham acesso aos cuidados. O centro mais próximo na área distava 35 quilômetros e pela ausência de transporte público, quase ninguém podia ter acesso ao tratamento.
Graças à sinergia entre DREAM e a Congregação das Teresianas, a situação mudou muito no distrito. Desde 2008, graças ao centro DREAM de Mtendere, cerca de 200 crianças nascem livres do HIV graças ao tratamento de prevenção vertical.
O encontro teve a participação das ativistas de DREAM, o movimento nascido pelo programa de tratamento de SIDA que envolve tantas mulheres – e também alguns homens – no esforço para difundir uma cultura de esperança incentivando a ter acesso ao tratamento médico gratuito oferecido no centro.
Os doentes também vieram em muitos, felizes de poder encontrar Andrea Riccardi e a delegação da Comunidade de Roma, para testemunhar a eficácia de um tratamento que combina excelência médica e sensibilidade humana.
O encontro no centro DREAM, com as suas árvores seculares e a vegetação exuberante, foi um verdadeiro encontro de .... Mtendere, isto é de paz.
|