A Comunidade de Sant'Egidio expressa dor e indignação perante o terrível atentado que ontem atingiu Bruxelas, capital da Europa, na véspera das eleições..
Cem anos após a eclosão da I Guerra Mundial, a Bélgica, o coração da Europa, foi abalada pela violência cega e homicida.
Nós estamos com a comunidade judaica atingida mais uma vez, como um símbolo e como pessoas. Atingida num sábado, o dia sagrado para os judeus.
Este ataque é uma página triste para a Europa, o que traz de volta a crônica do flagelo do anti-semitismo. Todos devem-se comprometer porque o veneno do anti-semitismo e do ódio seja retirado do nosso mundo.
Esta tragédia chama todos para uma nova responsabilidade, solidariedade, capacidade de construir o nosso futuro juntos neste momento difícil.
Devemos sempre lembrá-lo ao usar as palavras, que não devem semear ódio e desprezo. Nos comportamentos. Ao recusar, radicalmente, a violência, sempre. A Europa será capaz de reagir à violência e à divisão se será capaz de fazer prevalecer as razões da paz, do viver juntos e da coesão.
Na foto: uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio da Bélgica no local do atentado |