No passado 26 de Julho, em San Salvador foi celebrada com uma solene liturgia a memória de todos aqueles, especialmente crianças e adolescentes, que morreram ou desapareceram na tentativa de chegar aos Estados Unidos em busca de um futuro melhor. "Morrer de esperança", este é o nome desta liturgia, organizada pela Comunidade de Sant’Egidio de El Salvador. Participaram muitos familiares e amigos dos jovens que realizaram essas viagens da esperança que terminaram tragicamente. Durante a liturgia, que começou com a leitura das palavras proferidas pelo Papa Francisco há um ano em Lampedusa, foram recordados os nomes de todos aqueles que perderam a vida ou que ainda hoje são despsparecidos.
Durante a liturgia tomaram a palavra a alguns familiares das vítimas: as suas histórias revelam a dor de muitas famílias que se esconde por trás de cada migrante que "morre de esperança".
Foram lembrados em particular muitos jovens, entre eles crianças, com o sonho de uma vida normal, para poder estudar e um dia trabalhar, que deixam o país com apenas um endereço e um número de telefone no bolso. Uma situação que se tornou ainda mais dramática por algumas previsões publicadas no país sobre o fenômeno da migração, que proporcionam um aumento até cerca de 130 mil o número de menores não acompanhados que em 2015 tentarão de ultrapassar a fronteira sul dos Estados Unidos.
VÍDEO (em espanhol): Noticia en el Canal12sv
|