Manila, Filipinas , no âmbito do programa BRAVO! Foram registradas as primeiras crianças.
(17 de abril de 2009)
O Instituto Nacional de Estatística das Filipinas calculou que em 2005 o número aproximativo das crianças não registadas era de 2,6 milhões, sobre uma população total da quase 90 milhões de habitantes.
Não obstante os esforços dos últimos anos para simplificar os procedimentos administrativos, mormente para facilitar o registo civil das crianças ainda não registadas, o processo do registo civil continua atrasado, complicado e demasiadamente caro para as famílias pobres.
Às vezes os que abrem o processo para o reconhecimento do atraso acabam por renunciar.
Na periferia de Manila, muitas são as famílias que não registraram os filhos por varias razões entre elas a demora dos processos, para além dos elevados custos.
A Comunidade de Sant’Egidio, pelo programa BRAVO!, sensibiliza os pais e também as próprias crianças sobre a importância do registo civil, sustentando as famílias para abrirem os processos administrativos, e responsabiliza-se a pagar os custos.
Nos últimos meses, na Municipalidade de Cainta (uma localidade muito pobre da periferia da cidade capital de Manila), seis crianças da escola da Paz da Comunidade e seis adultos receberam as certidões narrativas no quadro deste desempenho.