Uma delegação da Comunidade de Sant'Egidio acompanhou esta manhã o grupo de refugiados eritreus, partiram de Trastevere, onde eles estavam hospedados pela Comunidade, para o aeroporto de Ciampino. Felizes e emocionados agradeceram e fizeram a última parte da viagem em segurança.
A Comunidade de Sant'Egidio acredita que este é um primeiro passo importante para a solução do drama dos refugiados, ao lado do esforços para combater as causas da fuga de muitos, trabalhando pela paz, promovendo a cooperação internacional e abrindo canais humanitários e patrocínios para prevenir as mortes e as terríveis dificuldades ao viajar para a Europa.
A Comunidade de Sant'Egidio congratula-se com o início da "relocalização" dos refugiados que chegaram à Itália nos outros países da UE.
O primeiro grupo de refugiados deixou hoje de Ciampino para chegar à Suécia.
A "relocalização" é uma das respostas mais séria ao êxodo humano que nos últimos anos envolveu vários países, especialmente nas costas do sul da Europa.
A situação dos refugiados não tem solução no esforço de um único país, mas é um problema comum para toda a Europa que deve ser encarado com uma política comum.
A relocalização dos refugiados é a prova de que é possível encontrar soluções comuns que tornem possível a recepção e a integração.
|