Nestes dias, a Comunidade de Sant'Egidio quis reunir-se, juntamente com muitos peregrinos de todo o mundo, em volta de João Paulo II, para acompanha-lo e segui-lo até Praça de S. Pedro pela sua beatificação.
Na noite entre sábado, 30 de abril e domingo, 1 de maio de 2011, milhares de peregrinos de todo o mundo participaram na vigília de oração, esperando a beatificação de João Paulo II, animada pela Comunidade, na Basílica de São Bartolomeu na Ilha Tiberina, um lugar memorial dos mártires do XX e XXI século, uma das oito igrejas em Roma, onde os peregrinos puderam permanecer durante a peregrinação a pé até Piazza S. Pedro e participar na cerimônia de beatificação.
Durante a vígilia foram recordados os nomes dos Países em guerra e os martires de cada fé e continentes e ao longo da adoração eucaristica foram lidos os descursos que João Paulo II dirigiu à Comunidade de Sant’Egidio durante os vários encontros.
Domingo, 1 de maio de 2011, a Comunidade de Sant'Egidio quis expressar a sua gratidão para a beatificação de João Paulo II, com uma liturgia de acção de graça celebrada na Basílica de Santa Maria in Trastevere e presidida por Mons. Leon Lemmens, durante a qual foi exposto e abençoado um ícone representando o Bem-aventurado.
No final da liturgia, o ícone foi levado em procissão para a igreja de Sant’Egidio, onde permanecerá exposto, juntamente com a estátua da Nossa Senhora, que pertenceu a João Paulo II, doada à Comunidade por Mons. Stanislao Dziwisz.
|