Desde vinte anos, em 21 países da África sub-saariana, a Comunidade de Sant'Egidio vive uma amizade muito especial com os idosos. A sociedade tradicional Africana estava mais próxima das pessoas idosas, para as quais oferecia prova de solidariedade e respeito. Hoje, no entanto, devido à crise de crescimento da população, os idosos já não estão protegidos pela estrutura da família tradicional Africana como acontecia no passado recente.
A família é muitas vezes dispersa entre cidade e aldeia. Os jovens dividem-se entre cidade e campo, encontram novas culturas e novos estilos de vida e têm comportamentos muito diferentes do que os seus parentes. O risco é que os idosos já não sejam capazes de desempenhar um papel positivo na sociedade. Para com eles vai-se difundindo uma atitude negativa. A Comunidade de Sant'Egidio está ao lado dos idosos, cujas aspirações para uma vida digna está ameaçada em África, bem como em muitas outras partes do mundo.
Sant’Egidio ficou próxima do Burundi durante os anos da crise política e da guerra; trabalhou para trazer de volta a paz no país e tem sido sempre atenta aos problemas da sociedade. Da aliança entre Burundi e a Comunidade de Sant'Egidio nasceu o desejo de sensibilizar a nação sobre a situação dos idosos, envolvendo em numa primeira conferência pública os principais sujeitos da vida do país, a começar pelo Presidente da República, que patrocina e presencia à iniciativa, com a participação de peritos da Comunidade que contribuirão a dar voz às necessidades dos idosos.
A presença de Mons. Matteo Zuppi, Bispo Auxiliar de Roma e assistente eclesiástico da Comunidade de Sant'Egidio, bem como mediador oficial das negociações de paz para o Burundi, pretende ajudar a abertura um debate sobre o futuro do país, dos seus habitantes, das gerações futuras.
Programa da conferência:
"Os idosos no Burundi. Envolver a nação"
21 de Fevereiro de 2014, 09:00 horas - Bujumbura, Royal Palace Hotel
Abertura pelo discurso do Presidente da República do Burundi
"Os idosos, um recurso para a sociedade". Relatório de Mons. Matteo Maria Zuppi.
Discurso da Ministra da Solidariedade Nacional, Sra. Clotilde Niragira
"Os idosos na Bíblia". Intervenção de Dom Evariste Ngoyagoye, bispo de Bujumbura
Intervenção do representante do Ministro da Saúde
"A abordagem europeia entre internado e assistência domiciliar" Intervenção Kritien Wouters, a Comunidade de Sant’Egidio, na Bélgica.
"A Comunidade de Sant’Egidio em Burundi e os idosos: uma aliança entre as gerações". Discurso do Sr. Gilbert NZAMBIMANA , a Comunidade de Sant’Egidio de Bujumbura,
Conclusões por Dom Matteo Maria Zuppi |