Na esteira do encontro de Oração pela Paz, recentemente encerrado em Munique, Baviera, uma delegação da Comunidade de Sant’Egidio, liderada por Andrea Riccardi, visitou a Guiné Conakry, a convite do Presidente da República da Guiné, Alpha Condé, que, depois de ter participado no Encontro na Alemanha, quis destacar o seu apreço pelo trabalho da Comunidade para o diálogo e a paz.
No âmbito desta visita foi assinado o Acordo de Sede entre a República da Guiné e a Comunidade de Sant’Egidio, que fornece um estatuto jurídico equivalente às missões diplomáticas e uma relação de colaboração institucional com as estruturas do Estado. Um reconhecimento importante, dada a já minuciosa presença da Comunidade no País e a actividade de DREAM para a prevenção e o tratamento dos doentes de Sida realizada em três centros (em Conakry, Fassia e Doubréka), com mais de 4 mil pacientes acompanhados.
No momento da assinatura, que teve lugar a 20 de Outubro no palácio presidencial, assistiram, para além do Presidente Alpha Condé, também o primeiro-ministro, Mohamed Said Fofana e o ministro dos negócios estrangeiros, Eduard Nyankoye Lama. Todos apreciaram o trabalho que a Comunidade desempenha no âmbito social, com os seus inúmeros serviços aos pobres e para o importante papel desempenhado para a reconciliação do País. Sant’Egidio, com efeito, tem apoiado, de modo decisivo, o processo de paz do País, favorecendo o diálogo entre as partes ao longo da transição. Em Maio de 2010, fora assinado em Roma um importante Acordo pré-eleitoral (VEJA-SE A NOTÍCIA), preliminar para as eleições que se realizaram no mês de Dezembro de 2010.
Mas também a nível “de base”, as Comunidades de Sant’Egidio trabalharam para a reconciliação nas áreas mais problemáticas do País, as que viviam o risco de ser infectadas por uma violência motivada por razões étnicas. Particularmente forte foi o compromisso com as gerações mais jovens (Aprofundamento).
A visita da delegação foi também ocasião por um extraordinário encontro das Comunidades de Sant’Egidio de toda a Guiné.
Uma grande assembleia, com os representantes das 26 Comunidades guineenses e dos activistas do Programa DREAM, acolheu, a 19 de Outubro, a delegação, liderada por Andrea Riccardi, no Palácio do Povo em Conakry.
A delegação visitou também a “Cidade da Solidariedade”, uma estrutura pobre, parcialmente degradada, na periferia de Conakry, no bairro de Taouyah, onde vivem centenas de pobres, que em 2009 foram expulsos do centro da cidade para a periferia.
Desde então a Comunidade de Conakry visita regularmente os mendigos desta “cidade”. Para além de oferecer ajudas, construiu uma casa onde realizar a Escola da Paz com as crianças dos mendigos.
“Sejais generosos e replenos de sonhos, tenhais coragem, despertai novamente a Guiné – disse Andrea Riccardi aos jovens – trabalhando pelos pobres e mudando os corações”.
Guarda la photogallery ►