Jovens de diferentes Países europeus vindos de Alemanha, França Bélgica, Itália, Espanha, Portugal, Holanda e Suécia encontraram-se juntos em Assis de 27 até 30 de Dezembro para uma peregrinação nos passos de S. Francisco que acabou, quarta-feira 29 de Dezembro, com uma caminhada que atravessou a cidade.
No final os jovens assinaram um apelo no qual se empenham a espalhar na Europa uma nova cultura de paz, da convivência e de amizade com todos e em particular com os mais pobres.
O apelo
NNós Jovens Europeus vindos da Alemanha, França, Itália, Bélgica, Áustria, Holanda, Espanha, Portugal e Suécia, estamos reunidos pela Comunidade de Sant´Egidio em Assis, cidade de paz, cidade de S. Francisco.
Numa Europa sempre fechada que constrói muros e onde os pobres recebem menos lugares e menos atenção, Francisco chama-nos a defender e amar os pobres. Chama-nos a não nos resignarmos perante o pessimismo que nos faz dizer que não podemos fazer nada. O seu exemplo encoraja-nos a tomar a nossa responsabilidade pessoal e a crer na força fraca do Evangelho.
25 anos depois do histórico encontro de Assis entre o Papa João Paulo II e os líderes das religiões mundiais queremos juntar-nos à chamada de paz e diálogo, que começou aqui e que continua ano após ano pela Comunidade de Sant´Egidio seja na Europa ou no Mundo. Mais do que nunca o mundo precisa do “Espírito de Assis”, um espírito de Paz, de amizade e diálogo. Com esta convicção olhamos para a frente, para a próxima “Oração pela Paz” em Setembro de 2011 no Mónaco que, dez anos depois dos atentados de 11 de Setembro, quer ser um sinal forte de Esperança.
Juntos temos um sonho para a Europa e para o Mundo. Uma Europa aberta e pacificada, uma Europa onde os mais fracos não sejam marginalizados mas possam encontrar respeito, humanidade e amizade. Sonhamos com uma Europa onde o racismo, o anti-semitismo e o anti-ciganismo não sejam tolerados. Sonhamos com uma Europa generosa e magnânima para a África e para o resto do Mundo. Uma Europa que sabe empenhar-se nos direitos humanos, na Paz e na Justiça.
Por isso queremos empenhar-nos para um mundo mais pacífico onde todos, ricos e pobres, estrangeiros e não estrangeiros, jovens e idosos, aprendam a arte do viver juntos. De Assis partimos unânimes com o desejo de viver a alegre mensagem, de Esperança e amor que Francisco viveu e praticou nesta terra, no desejo de aprender a amar mais para que a nossa casa comum, a europeia, se torne mais humana. Queremos transmitir este sonho aos jovens das nossas cidades e países para construir uma nova cultura do viver juntos.
Assis, 30 de Dezembro de 2010 |